regiaonorte.net
Sem FOTO:1

A arquitectura industrial do sec. XX e a azulejaria portuguesa

azulejaria portuguesa

 

O desenvolvimento económico e social que se operou na viragem do século XIX para o XX levou ao surgimento de uma classe urbana de pequenos industriais e comerciantes, atenta aos novos consumos e modas da época. A estética Arte Nova, veio servir os interesses desta burguesia, na renovação de hábitos sociais e desenvolvimento cosmopolita do início do século xx, que estiveram na origem do aparecimento de superfícies edificadas “modernas". O gosto Arte Nova possibilitou, com o emprego do azulejo, um estilo decorativo mais fácil de “modernizar” fachadas, por vezes incaracterísticas, através do colorido vibrante, da saturação dos ornatos e da sensualidade das formas. Os edifícios fabris e os estabelecimentos comerciais ostentavam letreiros e painéis figurativos e ornamentais que serviam para anunciar as próprias lojas e a especialidade dos produtos ou serviços aí vendidos. Para além de um sinal de modernidade era uma forma de atrair a atenção dos clientes, tirando partido das potencialidades plásticas do azulejo: a cor, a forma, a textura, o desenho, o brilho. 

Pelas vantagens higiénicas e de resistência que o azulejo oferecia, aliadas ao relativo baixo custo, as primeiras experiências da utilização publicitária do azulejo compreendiam os painéis para revestimento de fachadas.

A Serralharia Progresso edificada em estilo Arte Nova, localizada na rua 8 e 33 em Espinho, filial da Fábrica de Manuel Francisco da Silva, em Macieira de Cambra, inaugurada em 1914 é disso exemplo. As instalações da unidade fabril foram sofrendo aumentos para a vitrificação e a fundição, o que lhe conferiu a designação mais conhecida dos espinhenses, Fundição Progresso. Estes espaços da fábrica sofreram um incêndio em 1933 reduzindo a escombros as secções de fundição, alumínio e serralharia. Após uma longa história de desenvolvimento industrial a fábrica foi encerrada em 1990 e em 2003 foi demolida para construção de uma unidade habitacional e comercial.

Os painéis de azulejos publicitários que revestem a fachada são réplicas dos que existiram em 1918, realizados por Licínio Pinto.

 


COMENTÁRIOS DOS LEITORES


Find more about Weather in Coimbra, PO
Click for weather forecast


NEWSLETTER

Subscrever a newsletter:



Sair da newsletter:

ARRENDA-SE.NET

Quartos, apartamentos, casas, etc

RECADINHOS

Últimos recadinhos dos leitores:

Congratulations for the site. It is very nice to get more informations about Portugal. A beautiful country.
Matheus Smith 2016-07-30 23:39:20


RELÓGIO

Veja que horas são no mundo

NOTÍCIAS

Jornal O PÚBLICO

O Água pela Barba levou o seu peixe todo para Campo de Ourique
Depois de oito anos na Bica, o restaurante dedicado ao peixe chegou a Campo de Ourique e traz novidades: risoto de lingueirão e rissóis de peixe. Em toda a carta, só há um prato de carne.

Desentendimento entre FC Porto e Fernando Saul prossegue. Caso vai a julgamento
Antigo funcionário e arguido na Operação Pretoriano reclama 80 mil euros ao clube. Defesa quer ouvir Pinto da Costa para memória futura assim que possível.

As decisões e polémicas que deixaram ministra da Saúde debaixo de fogo
Assumiu a pasta em Abril e logo se fez sentir. As decisões de Ana Paula Martins somam críticas da oposição, que insiste com pedidos da sua demissão e da restante equipa da saúde.

Ellen DeGeneres muda-se para Inglaterra depois da vitória de Donald Trump
A comediante tinha comprado uma casa de campo, em Cotswolds, antes das eleições, mas na sequência da vitória do republicano pretende mudar-se definitivamente.

Novo concurso põe estudantes a debater políticas públicas ao estilo Oxford Union — por cinco mil euros
Debates da Nova SBE foram inspirados nos da Oxford Union. Universitários de todo o país são convidados a debater políticas públicas. Só nunca sabem se vão defender a própria posição.

No Come Prima serve-se um quilo de trufa branca por dia. Em 2025: trufa portuguesa
Até dia 30, o chef Tanka Sapkota apresenta um menu pensado para realçar a delicadeza da trufa branca de Alba. Promete regressar ao tema em Abril de 2025 com a trufa de Verão portuguesa.

NOTÍCIAS

Jornal EXPRESSO

(c) 2014 Portal regiaonorte.net

Termos de Serviço

Privacidade